Números do Setor Petróleo e Gás

15ª maior reserva

comprovada de petróleo

10º maior

produtor de petróleo do mundo

17.655 boe/dia

de produtividade média nos poços do pré-sal

7º maior

consumidor de produtos e serviços de Petróleo e Gás

1º produtor de petróleo

América Latina

O Setor Brasileiro de Petróleo e Gás

A indústria brasileira de petróleo e gás é madura e inovadora, oferecendo oportunidades de investimento incríveis para empresas de todos os tamanhos e especialidades. Classificado como o 10º maior entre os grandes produtores mundiais de petróleo e maior produtor da América Latina, o Brasil também é o 7º maior mercado consumidor de derivados e serviços de petróleo do mundo. O país tem um excelente potencial de mercado para investidores experientes, empresas internacionais e prestadores de serviços em toda a cadeia de abastecimento do setor. Em 2021, a Agência Nacional do Petróleo conduzirá uma agenda intensiva de licitações e abertura de blocos para E&P, offshore e onshore. Além disso, o plano de desinvestimento da Petrobras, lançado em 2019, inclui oito refinarias e a desregulamentação e privatização do novo mercado de gás, criando muitas oportunidades para investidores experientes e recém-chegados ao Brasil.

null

Destaques do Setor

  • Maior produtor de petróleo da América Latina.
  • 10ª posição entre os maiores produtores mundiais, com um total de 3,1 milhões de barris/dia (2,8% do total mundial).
  • 15ª maior reserva comprovada de petróleo do mundo, com um volume de 13,4 bilhões de barris.
  • 7º maior consumidor mundial de produtos e serviços de petróleo e gás: 3,1 milhões de barris/dia (3,1% do total mundial);
  • A produtividade média de um poço do pré-sal é de 17.655 (boe/dia), 10 vezes maior que a produtividade de um poço offshore convencional e 1.000 vezes maior que a produtividade de um poço onshore
  • 5 milhões de barris/dia é o crescimento potencial da produção brasileira de petróleo e gás até 2030.

null

  • Produção do pré-sal representa 69,5% da produção brasileira
  • A produção convencional offshore representa 27,2% da produção brasileira
  • A produção onshore representa 3,22% da produção brasileira

Videos

Investimentos na indústria de petróleo e gás e a pandemia da Covid-19

Investimentos na indústria de petróleo e gás e a pandemia da Covid-19

Investimentos na indústria de petróleo e gás e a pandemia da Covid-19.

Interessado em investir no setor brasileiro de petróleo e gás? Carlos Padilla, nosso analista de investimentos, gostaria de compartilhar a análise da Apex-Brasil sobre a indústria de petróleo e gás no Brasil e as oportunidades para IED no contexto da pandemia do coronavírus. (Apenas em inglês)

Publicações

WEBINAR – RODADAS DE LICITAÇÃO DE PETRÓLEO E GÁS – BRASIL 2021

O Brasil é a nova fronteira de oportunidades de investimentos em E&P no setor de petróleo e gás. Para ajudar os investidores a compreender como participar nas próximas rodadas de leilões deste ano, a Apex-Brasil realizou, em 14 de julho de 2021, um Webinar durante o qual as empresas foram informadas sobre o calendário e interagiram diretamente com autoridades brasileiras do Ministério de Minas e Energia (MME), da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP), Escritório de Pesquisa Energética (EPE) e Pré-Sal Petróleo (PPSA).

Os palestrantes abordaram principalmente a 2ª Transferência de Direitos de Partilha de Produção Excedente que inclui as áreas de desenvolvimento de Sépia e Atapu, na Bacia de Santos, uma das melhores ofertas de negócios do Brasil.

Baixe as apresentações (disponíveis apenas em inglês) e entre em contato conosco para saber mais sobre essa oportunidade única para Investir no Brasil.

null
null

O ambiente de negócios onshore no Brasil

O estudo “Doing Business on The Brazilian Onshore Environment” é uma publicação em inglês conduzida pelo Ministério de Minas e Energia que contou com a colaboração de diversas instituições no âmbito do Programa de Revitalização da Atividade de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural em Áreas Terrestres (REATE 2020).

Atualmente, a produção brasileira de petróleo e gás em áreas terrestres (onshore) está bem abaixo de seu potencial identificado em comparação com outros países produtores, representando apenas 5% da produção total do Brasil. Além disso, o perfil desse tipo de investimento impacta o desenvolvimento econômico e social de regiões menos favorecidas, como o Norte e Nordeste do país.

Em suma, esta publicação tem como objetivo fornecer informações técnicas especializadas sobre o ambiente empresarial e regulatório do setor para facilitar a tomada de decisões, atrair novos investimentos e atores interessados em participar de atividades de exploração e produção em áreas terrestres no Brasil.

null

Encontre um parceiro brasileiro para o seu negócio

O Brazilian Petroleum Partnerships (BPP) é um programa da Apex-Brasil que visa estabelecer parcerias entre empresas brasileiras e estrangeiras do setor de Petróleo e Gás, com o objetivo de atrair investimentos e promover a integração do Brasil às cadeias de suprimentos globais. Entre em contato para saber como sua empresa pode aderir!

Podemos ajudar?

Podemos ajudar?

Fale conosco e receba informações customizadas para o seu negócio.

Carlos Padilla
Fale com Carlos Padilla
Analista de Investimentos

null

O setor brasileiro de Petróleo e Gás é a nova fronteira de oportunidades no mundo.

A Apex-Brasil oferece um conjunto completo de soluções para orientá-lo em seu projeto, seja em projetos greenfield ou em parceria com empresas brasileiras qualificadas. Nosso apoio especializado, experiência e networking vão reduzir seus riscos e acelerar sua entrada no mercado brasileiro. Conte conosco!